OPERAÇÃO PUZZLE: Polícia Civil de Cruz Alta cumpre 12 mandados de prisão

Publicada em 17/02/2022

Na manhã desta quinta-feira, 17, a Polícia Civil de Cruz Alta, por meio da DRACO, desencadeou a 2ª fase da Operação PUZZLE, com o cumprimento de 12 mandados de prisões preventivas. Oito indivíduos já encontravam –se recolhidos ao sistema carcerário, e outros 04 foram presos nesta manhã. As prisões ocorreram nos bairros Acelino Flores, Hilda, Vida Nova II. Com relação aos presos, 06 encontram-se recolhidos em Cruz Alta, 01 em Ijuí, e 01 e Arroio dos Ratos.

 

A Investigação

A investigação iniciou em fevereiro de 2021 com o objetivo de desarticular Organização Criminosa atuante em Cruz Alta e região, que é célula de ORCRIM estadual (FACÇÃO OS MANOS).  Durante a investigação evidenciou-se a filiação de vários criminosos locais, que passaram a agir levantando a bandeira do referido grupo criminoso, identificando-se práticas comuns a este tipo de situação: pichações em muros, gravação de vídeos e canções com integrantes exaltando a facção e suas lideranças. No decorrer das diligências foram apreendidas drogas, armas, celulares, anotações, dentre outros elementos que subsidiaram a investigação, e revelaram a existência de uma grande rede de traficantes com atuação organizada: delimitação territorial (geralmente um bairro específico da cidade) e submissos a uma liderança (indivíduo preso em Arroio dos Ratos).

Apurou-se intensa comercialização de drogas com usuários, atividade que se estendia para além dos limites do município (Panambi, Ibirubá, Condor, Ijuí…). Também foram identificados criminosos responsáveis por arremessos de drogas para o interior do Presídio, entorpecentes que alimentavam o comércio no interior do estabelecimento prisional. O grupo também cobrava “mensalidade” das casas de prostituição e fornecia com exclusividade a droga para ser comercializada nesses locais.

Esta Organização Criminosa também é a responsável pelo aumento substancial no número de homicídios ocorridos no ano de 2021 em Cruz Alta. Os alvos, em geral, são usuários com dívidas e traficantes que não se aliaram ao grupo.

Foram indiciados no total 23 indivíduos por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte de arma de fogo de uso restrito e permitido.

O Delegado Rafael (DRACO/Cruz Alta), responsável pela investigação, destaca a importância da participação da comunidade com informações e denúncias que podem ser repassadas de forma anônima para o telefone 197 da Polícia Civil ou 190 da Brigada Militar. Também ressalta que tanto a Polícia Civil, quanto a Brigada Militar estão trabalhando diuturnamente para a redução dos indicadores criminais no município, especialmente os homicídios.

Participaram da ação policiais da DRACO, DECRAB, DP e DPPA. Na data de hoje, não foram cumpridos mandados de busca e apreensão, diligências já realizadas quando de desencadeamento da 1° Fase.

Com Informações da Polícia Civil

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Créditos: Grupo Pilau – http://www.grupopilau.com.br/noticias/7196/operacao-puzzle-policia-civil-de-cruz-alta-cumpre-12-mandados-de-prisao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *