UPF terá Laboratório Experimental de Nutrição em parceria com o município de Passo Fundo

Uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Secretaria de Educação de Passo Fundo possibilitará a implementação de um Laboratório Experimental de Nutrição na UPF. Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin e o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, receberam os envolvidos na construção da iniciativa, representantes do município e o deputado federal Bohn Gass (PT), que destinará, por meio de emenda parlamentar, R$ 250 mil para viabilizar a criação do Laboratório.

O espaço terá como objetivo fortalecer a qualidade da alimentação na Educação Básica e Ensino Superior, desenvolvendo competências e habilidades de profissionais responsáveis pela alimentação escolar. O Laboratório será utilizado como espaço de aprendizagem e produção de conhecimento a partir do ensino, da pesquisa e da extensão com a realização de aulas práticas, pesquisas, estágios curriculares, abrangendo também ações do projeto de Extensão “Promovendo saúde e qualidade de vida”, já realizado na Instituição. “Há bastante tempo vínhamos buscando desenvolver um projeto mais robusto na área da Nutrição e Segurança Alimentar que congregasse diferentes eixos: a formação acadêmica; a educação básica; a agricultura familiar e, também, o fornecimento de uma alimentação de qualidade mais acessível aos estudantes que mais necessitam. Tivemos a feliz oportunidade de apresentar a proposta ao deputado, por meio do Setor de Atenção ao Estudante (Saes), e fomos recepcionados de imediato. As equipes trabalharam para viabilizar a parceria, que também envolve a Secretaria de Educação do município de Passo Fundo”, destaca a reitora da UPF, ressaltando a importância da criação do Laboratório. “Estamos muito felizes em celebrar o início da materialização desse projeto que vem sendo construído junto com a renovação curricular e com a reestruturação institucional da Universidade, iniciativas que objetivam fortalecer ainda mais o compromisso com a formação de excelência, com a ciência e com o desenvolvimento regional”, afirma Bernadete.

O Laboratório está focado no fortalecimento da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA), por meio de cursos, oficinas, workshops, como proposta de formação para merendeiras escolares, professores, profissionais da saúde e pequenos agricultores. “É um projeto que acontecerá dentro da Universidade, mas que beneficiará mais de 17 mil alunos da educação básica”, ressalta o secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira.

Além disso, a ideia é fazer parcerias com pequenos agricultores de Passo Fundo e região que contemplem a aquisição dos alimentos do Laboratório, fortalecendo a proposta das políticas nacionais e a inserção desses sujeitos na economia local ajudando, bem como contribuindo para disponibilizar uma alimentação saudável à comunidade acadêmica. “O espaço é uma ideia inovadora, que trabalhará com a interdisciplinaridade, envolvendo estudantes de vários cursos da Universidade, visando a qualidade alimentar dos estudantes”, ressaltou o deputado federal.

O Laboratório será criado dentro da Universidade, no Campus I. O local será divulgado em breve e a estimativa é implementar o projeto ainda neste ano.

Também participaram do encontro na UPF, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, professor Dr. Rogerio da Silva, a vereadora Eva Valeria Lorenzato (PT), o secretário de Inovação e Captação de Recursos, Henrique Fonseca, bem como Dário Delavy, a professora do curso de Nutrição, Dra. Ana Luisa Alves, e representantes do Setor de Atenção ao Estudante (Saes/UPF), Vinícius de Miranda (psicólogo) e Silvana Ribeiro (assistente social).

(Fonte: Assessoria de Imprensa UPF/ Foto: Natália Fávero).


Créditos: Portal Gazeta 670 – https://gazeta670.com.br/noticia?id=50877

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *