Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo: data alerta a sociedade sobre a dimensão do problema

O dia 18 de fevereiro é uma data muito importante, pois é o dia da conscientização sobre os danos e doenças que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem causar. Mas é necessário lembrar que todos os dias são de conscientização. O uso de substâncias psicoativas acompanha a história da humanidade.

No caso do álcool, aparece relacionado a rituais religiosos, culturais e sociais. As propagandas e o fácil acesso contribuem para o aumento do consumo da bebida, com uma glorificação da substância, alavancada pela influência e poder econômico das principais fabricantes de bebidas alcoólicas.

Falando na Uirapuru, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, afirmou que esse é um problema que existe no mundo todo e é preciso que as pessoas saibam diferenciar entre o beber socialmente e ingerir bebidas alcoólicas todos os dias.

Isso acaba acontecendo despercebido, pois um dia a pessoa toma cerveja em um jantar em casa, no outro dia toma vinho em um jantar com os amigos e bebe chopp no outro no futebol com os amigos. Sem notar acabou bebendo todos os dias, tornando isso um hábito que vicia e acaba se transformando em alcoolismo. Em Passo Fundo a pasta em que coordena, possuí inúmeros programas de acompanhamento para viciados e inserção desses cidadãos em programas como o “alcoólicos anônimos”, e também a internação.

O tema é muito sério pelo motivo da dependência de álcool ser uma doença crônica e multifatorial e portanto esse dia serve para alertar sobre isso.


Créditos: Rádio Uirapuru – https://rduirapuru.com.br/geral/dia-nacional-de-combate-ao-alcoolismo-data-alerta-a-sociedade-sobre-a-dimensao-do-problema/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *